sexta-feira, maio 04, 2007

Tás a sentir?


Haverá desporto mais nobre do que o rugby? Pode haver, mas eu ainda não o descobri! O que mais me fascina no rugby é não ser apenas um desporto, mas o que de mais semelhante existe hoje em dia a uma batalha medieval, onde as armas são substituídas pela astúcia, destreza, coragem e inteligência dos jogadores. Engana-se aquele que só vê no rugby um jogo de brutos onde andam todos à pancada, como tenho ouvido frequentemente. As regras, são complexas! Não são quase inatas como as que conhecemos do futebol. É preciso perder tempo a estuda-las e a percebe-las. Talvez seja necessário joga-lo para amá-lo… Eu mesmo, antes de jogar não gostava porque não o compreendia! Mas quando se começa a jogar, começasse a perceber a maneira de jogar e tudo o que lhe está associado, desde o espírito de sacrifício da equipa, camaradagem, companheirismo, entreajuda, união. Não é por acaso que no rugby não existe tanta troca de jogadores como no futebol. As melhores equipas são aquelas onde os jogadores já se conhecem há muito tempo e que por isso mesmo confiam uns nos outros. O rugby é um desporto de equipa, onde cada jogador tem uma função muito bem definida e todos dependem de todos. É comum num jogo de rugby de 15, um ou mais jogadores não tocarem na bola uma única vez durante os 80 minutos. Porém, são esses mesmos jogadores que têm as funções mais esgotantes e duras. Estou a falar dos avançados, peças cruciais na defesa e na recuperação de bolas. Basta pensar um pouco para se perceber que, quando o objectivo de um jogo é transportar a bola nas mãos até à linha adversária, com 15 jogadores pela frente, cujo único propósito é placar o homem que transporta a bola sem dó nem piedade, não pode haver espaço para individualismos. Temos que ter a astúcia para saber entrar, quando há espaço para entrar, ou ter a frieza e a calma necessária para no momento exacto fixar o adversário e passar ao companheiro de equipa. Este espírito de sacrifício e entrega ao jogo sente-se tanto mais, quanto maior for a coesão duma equipa e isso vê-se dentro e fora das quatro linhas.
Chegamos ao ponto aonde eu queria chegar. O que até aqui foi descrito, foi a maneira como eu vejo, sinto e vivo o rugby. Tenho esta visão, porque foi aquela que me foi dada pelo clube onde tenho o prazer de jogar e onde me sinto verdadeiramente em casa. Não porque alguém me disse, mas porque o sinto sem necessidade de palavras. Este espírito de grupo coeso, de amizade, de confiança e orgulho, é algo que tem vindo a crescer ao longo do tempo e que nos tem unido a todos.
Somos hoje um clube em crescimento. Quase todas as semanas aparecem novos elementos nos treinos que querem aprender a jogar e fazer parte desta equipa. Dos mais novos aos mais graúdos, ninguém escapa à febre do REC! Começamos a precisar dum sítio para treinar com mais condições - um relvado sintético mais precisamente. Resta-nos esperar e ter fé que a CME não se esqueça de apoiar o desporto na nossa cidade branca.
Dedicação e empenho!

6 comentários:

Pedro Correia disse...

Mano Uhmaga, adorei o teu post! Esta 5* ! Estou a adorar ver a evoluçao deste clube, mm s/ apoios, ha cda vez + jovens a aderir a esta modalidade em Etz, e espero k continuem assim, POIS kuando a CAMARA MUNICIPAL DE ESTREMOZ, souber da nossa existencia, vao fikar certa/ contentes p/ tarmos a representar a NOSSA CIDADE desta LINDA maneira...:), e aí N VAO DEIXAR DE NOS APOIAR, CERTA/! 1 GRANDE ABRAÇO PA TDS OS ELEMENTOS DESTE ENORME CLUBE...!
DEDICAÇÃO E EMPENHO!
VIVÓ REC!

mestre disse...

GRANDE MAGALHAES!!!
deste lhe bem....grande momento de inspiração!!

um grande abrc

miguel correia disse...

Espectacular mano Maga!!!Um dos meus objectivos tem sido precisamente tentar mostrar toda a envolvência que o rugby tem, para alem do desporto em si (regras), esses mesmos valores que tu descreves como companheirismo, uniao, sacrificio e espirito de luta. Alem destes, prepara-nos para varias situaçoes na nossa vida e cria entre nós relaçoes de amizade que duram para sempre!!!
Foi estes valores que me foram transmitidos e que eu agora tento transmitir a outro para lhes tentar mostrar o que é o Rugby!!!Concordo plenamente ctg qdo dizes que é preciso jogar para entender este jogo, pois como numa batalha alem das partes tecnicas e tacticas envolve sentimentos e são estes sentimentos que fazem uma equipa ser unida e qdo ja não temos mais forças para continuar e vemos um dos nossos companheiros a precisar de ajuda parece que ganhamos uma nova alma e corremos como se tivessemos acabado de entrar.
São todos estes valores que nos unem e nos podem tornar mais fortes, pois ao nosso lado temos 14 irmaos que eu sei que estão dispostos a dar tudo o que tem para não nos deixar ficar mal mesmo que isso signifique magoarem-se a eles para me poupar a mim e eu por eles tou disposto a fazer o mesmo todos os dias da minha vida, não sei como melhor definir o espirito REC do que desta forma...
Abraços para todos e lembrem-se que eu tento sempre dar o meu melhor por voces!!!

Anónimo disse...

este post simplemesnte brutal!!

to a ver que andas inspirado!
é verdade...
quantos jogos fiz ja em que toquei uma ou nenhuma vez na bola....

realmente esta camara tem sido de uma ignorancia inacreditavel...
e mesmo pena...

1 grande abraço pa todos os membros do REC.

Anónimo disse...

Boa noite, tudo bem ?

Alguem arranja um espaço perto, muito perto de Estremoz que dê para construir um sintético com as dimensões minimas de rugby mas onde se pudessem "desenhar" dosi de futebol de 7/9 que desse para alugar ?

Há empresas, e há pouco tempo contactei com uma, que constroiem o sntético, a custo zero, ficando com a exploração nas horas que, neste caso o REC, não precisasse,indo buscar o retorno do investimento a essea exploração.

É uma hipótese.se alguem souber de algum espaço, envie-me um email para jmc@tc.mail.pt que tudo farei para ajudar.

Acho o post e os comments fantásticos ....preservem esse espirito que por estas bandas de lisboa e dos chamados grandes, cada vez tem mais tendencia em desaparecer!!!!

Quanto mais conheço Lisboa mais gosto de Estremoz!!!!

Um abraço
Zé Maria Caupers

Anónimo disse...

ganda texto...mas devo acresentar q o rugby e um desporto como outro, a differenca e que so quem gosta mesmo ou quase ama e que se torna um verdadeiro jogar e jogador a longo prazo..( 2-3 anos pra cima . nao e preciso tanta palavra para definir o rugby... e um avancado que durante 80 minutos nao toca na bola deve se estar as esconder nos encontros...!