sexta-feira, maio 25, 2007

Pré convocatória para o Mundial de França

Realizou-se, no dia 22/05/07, na Culturgest, uma conferência de imprensa onde foram divulgados pelo Seleccionador de Rugby Tomaz Morais a lista de pré-seleccionados para o Mundial de Rugby a disputar de 07 de Setembro a 20 de Outubro em França.

O Seleccionador afirmou que o grupo em preparação para o Mundial "acaba por ser a base do grupo de jogadores que têm feito a campanha nos últimos quatro anos".

Do lote de 38 seleccionados apenas 30 irão ao Mundial, cuja divulgação será feita a 20 ou 21 de Agosto, sendo que ficarão cinco suplentes no caso de haver lesões.

Lista de convocados
Pilares: Joaquim Ferreira, Cristian Spachuk, Rui Cordeiro, Gustavo Duarte, André Silva e Juan Murré;
Talonadores: João Correia, Duarte Figueiredo e Marcelo Vargas
2ª Linha: Marcello D'Orey, Gonçalo Uva, Eduardo Acosta, David Penalva, Rui D'Orey e Lourenço Andrade
3ª Linha: Vasco Uva, Juan Severino, João Uva, Diogo Coutinho, Tiago Girão, Francisco Fragateiro e Paulo Murinello
Formação: Luís Pissarra e José Pinto
Aberturas: Duarte Cardoso Pinto, Pedro Cabral e Gonçalo Malheiro
Centros: Diogo Mateus, Miguel Morais, Frederico Sousa e Diogo Gama
Pontas: Pedro Carvalho, Francisco Mira, David Mateus e Gonçalo Foro
Defesa: António Águilar e Pedro Leal

segunda-feira, maio 14, 2007

Treino com o RCO


Boas!
No passado dia 11, 6ª feira, a convite do João Marvão - treinador do RCO (Oeiras), fui fazer uma "perninha" com eles... Uma perninha que é como quem diz!!! Não consegui dar a última volta de relaxamento ao campo com câimbras nos gémeos e saí de lá todo partido... Segundo eles, "foi um treino calminho..."Enfim, pormenores à parte, porque valeu muito a pena! Aquela rapaziada sabe o que está a fazer e não brinca em serviço!... Para além de ter aprendido bastante num só treino, fiquei com o bichinho que tenho dentro de mim ainda maior do que o que estava e fui super bem recebido!! O pessoal é porreiro, descontraído e fez me parecer estar em casa, com montes de paragens a meio do treino a explicar-me tintin por tintin o que estava a fazer mal, como devia fazer, etc. Parecia um leigo, mas valeu a pena! Bom, o melhor disto tudo, é que a família REC que mora em lisboa, está toda convidada para ir lá treinar com eles durante a semana!! Portanto pessoal, já não há desculpas para não treinarmos durante a semana e acima de tudo: evoluir!! Temos uma equipa de topo e um campo sintético do colégio dos maristas à nossa disposição!! O que é q querem mais??
Os treinos são às segundas, quintas e sextas às 20h30, mas para mais informações vão ao blog deles... voces sabem qual é!! Não é preciso avisar que vão, apenas apareçam! Se quiserem contactem-me se não souberem onde é!
Abraço a todos os manos!!
VIVÓ REC!!!

quarta-feira, maio 09, 2007

Frase do dia!!!+ uma pa pensar...


A vida é uma pedra de amolar: Desgasta-nos ou Afia-nos, conforme o metal de que somos feitos!!!

sexta-feira, maio 04, 2007

Tás a sentir?


Haverá desporto mais nobre do que o rugby? Pode haver, mas eu ainda não o descobri! O que mais me fascina no rugby é não ser apenas um desporto, mas o que de mais semelhante existe hoje em dia a uma batalha medieval, onde as armas são substituídas pela astúcia, destreza, coragem e inteligência dos jogadores. Engana-se aquele que só vê no rugby um jogo de brutos onde andam todos à pancada, como tenho ouvido frequentemente. As regras, são complexas! Não são quase inatas como as que conhecemos do futebol. É preciso perder tempo a estuda-las e a percebe-las. Talvez seja necessário joga-lo para amá-lo… Eu mesmo, antes de jogar não gostava porque não o compreendia! Mas quando se começa a jogar, começasse a perceber a maneira de jogar e tudo o que lhe está associado, desde o espírito de sacrifício da equipa, camaradagem, companheirismo, entreajuda, união. Não é por acaso que no rugby não existe tanta troca de jogadores como no futebol. As melhores equipas são aquelas onde os jogadores já se conhecem há muito tempo e que por isso mesmo confiam uns nos outros. O rugby é um desporto de equipa, onde cada jogador tem uma função muito bem definida e todos dependem de todos. É comum num jogo de rugby de 15, um ou mais jogadores não tocarem na bola uma única vez durante os 80 minutos. Porém, são esses mesmos jogadores que têm as funções mais esgotantes e duras. Estou a falar dos avançados, peças cruciais na defesa e na recuperação de bolas. Basta pensar um pouco para se perceber que, quando o objectivo de um jogo é transportar a bola nas mãos até à linha adversária, com 15 jogadores pela frente, cujo único propósito é placar o homem que transporta a bola sem dó nem piedade, não pode haver espaço para individualismos. Temos que ter a astúcia para saber entrar, quando há espaço para entrar, ou ter a frieza e a calma necessária para no momento exacto fixar o adversário e passar ao companheiro de equipa. Este espírito de sacrifício e entrega ao jogo sente-se tanto mais, quanto maior for a coesão duma equipa e isso vê-se dentro e fora das quatro linhas.
Chegamos ao ponto aonde eu queria chegar. O que até aqui foi descrito, foi a maneira como eu vejo, sinto e vivo o rugby. Tenho esta visão, porque foi aquela que me foi dada pelo clube onde tenho o prazer de jogar e onde me sinto verdadeiramente em casa. Não porque alguém me disse, mas porque o sinto sem necessidade de palavras. Este espírito de grupo coeso, de amizade, de confiança e orgulho, é algo que tem vindo a crescer ao longo do tempo e que nos tem unido a todos.
Somos hoje um clube em crescimento. Quase todas as semanas aparecem novos elementos nos treinos que querem aprender a jogar e fazer parte desta equipa. Dos mais novos aos mais graúdos, ninguém escapa à febre do REC! Começamos a precisar dum sítio para treinar com mais condições - um relvado sintético mais precisamente. Resta-nos esperar e ter fé que a CME não se esqueça de apoiar o desporto na nossa cidade branca.
Dedicação e empenho!